José Marcos Camara Brito

Secretário Geral 5G Brasil e
Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Inatel



Biografia

Engenheiro Eletricista com ênfases em Eletrônica e Telecomunicações formado pelo Inatel em 1986. Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp, respectivamente em 1998 e 2003. Professor do Inatel desde 1986, sendo professor titular desde 1990.

Foi Vice-Diretor do Inatel entre dezembro de 1994 e dezembro de 2002, Pró-diretor de Pós-Graduação & Pesquisa do Inatel entre dezembro de 1998 e dezembro de 2002, Gerente Geral do Centro de Desenvolvimento de Projetos do Inatel, tendo sido responsável por sua implantação, entre março de 1991 e novembro de 1994, coordenador do curso de pós-graduação do Inatel na área de telecomunicações, tendo sido responsável por sua implantação, entre março de 1994 e novembro de 1998, coordenador do curso de Mestrado em Telecomunicações do Inatel entre fevereiro de 2010 e dezembro de 2010. Atualmente é Pró-Diretor de Pós-Graduação e Pesquisa do Inatel, coordenador dos cursos de Mestrado e Doutorado em Telecomunicações do Inatel e Coordenador Geral do Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR) do Inatel, tendo sido responsável por sua implantação.

Possui larga experiência acadêmica na área de redes de comunicações sem fio, tendo publicado mais de 60 artigos científicos em congressos e revistas nacionais e internacionais. Atuou como consultor na área para empresas como Motorola, IBM, Banco do Brasil e Oi. Foi Coordenador Técnico do projeto MI-SBTVD (Modulação Inovadora para o Sistema Brasileiro de TV Digital), realizado em consórcio formado por diversas instituições acadêmicas brasileiras, como Inatel, Unicamp, UFSC, UFTPR. Atualmente desenvolve pesquisas na área de redes 5G, especificamente voltadas para análise de desempenho e aplicações do 5G para áreas remotas e agronegócio.

Desde janeiro de 2015 tem atuado fortemente na área de redes de comunicações móveis de 5a geração, coordenando as atividades do CRR, que incluem: desenvolvimento de protótipos de Modems com tecnologias candidatas ao padrão 5G, soluções de rádio sobre fibra para 5G, soluções de rádios cognitivos para 5G, sistemas irradiantes para 5G, integração das redes 5G com a Internet do futuro e protocolos de comunicação para 5G.

Atua como Secretário Geral do Projeto 5G Brasil, que congrega 22 empresas e entidades do setor de telecomunicações no Brasil, desde sua criação em janeiro de 2017, coordenando as ações do projeto em suas diversas comissões temáticas. Ainda como Secretário Geral do 5G Brasil tem representado o projeto nos eventos Global 5G (organizados pelas entidades 5G Infrastructure Association do 5G-PPP, IMT 2020 Promotion Group, 5GMF, 5G Forum, 5G Americas e agora 5G Brasil) que ocorrem semestralmente em regime de rodízio de continentes.