Agostinho Linhares de Souza

Gerente de Espectro - Anatel



Biografia

Agostinho Linhares é Gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações no Brasil). Ele recebeu seu PhD em Telecomunicações pela Universidade de Brasília (UnB) em 2015 e M.Sc.

Graduado em Telecomunicações pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2003. Ingressou na Anatel em 2005 e anteriormente a este seu cargo atual, trabalhou na Divisão de Fiscalização, na Divisão de Engenharia de Espectro e na Assessoria do Conselho de Administração. Antes da Anatel, trabalhou na Petrobras como Engenheiro de Telecomunicações, desenvolvendo projetos relacionados a sistemas de comunicações ópticas, links de RF e redes IP. É o Coordenador da Comissão de Comunicação do Setor de Radiocomunicações do Brasil (CBC-2), que inclui a preparação para a Conferência Mundial de Radiocomunicações 2019 (WRC-19), participa dos Grupos de Estudos ITU-R e ITU-T e foi Chefe da Delegação Brasileira na WRC-15. Também é Vice-Presidente do Comitê Consultivo Permanente II: Radiocomunicações (PCC.II) da Citel.

Seus interesses de pesquisa incluem compartilhamento e compatibilidade entre sistemas de radiocomunicações, exposição humana a EMF e gerenciamento de espectro. Além disso, ele é um revisor de conferências e periódicos em comunicações sem fio.